PT  •  EN  •  ES

A Xarão – Companhia Portuguesa de Licores, Lda. foi fundada em 1982 como empresa familiar. Na altura, o volume de produção era extremamente baixo e a empresa trabalhava exclusivamente o mercado português. Mas, ao longo dos anos, foi crescendo e modernizando-se, aumentando a procura dos produtos Xarão no mercado português e internacional.

 

Na década de 2004, a empresa passou para as mãos de uma segunda geração da família, que com espírito empreendedor e dinâmica de trabalho, promoveram o aumento da sua capacidade física e organizacional.

 

Em 2009 devido ao aumento das vendas Foram ocupadas novas instalações, equipadas com consciência ecológica, e novos mercados passaram a ser trabalhados.

 

Actualmente, a Xarão encontra-se presente no continente europeu e americano, trabalhando dez mercados adicionais ao país de origem, o que se espera que até 2016 venha a representar cerca de 40% do volume total de facturação.

 

Agora com 30 anos de actividade, a Xarão orgulha-se de comercializar 42 referências entre destilados, licores e xaropes, sendo líder de mercado em alguns deles. A empresa assume como principais clientes as grandes cadeias de hipermercados tendo em vista o consumidor final, e os representantes de bebidas que trabalham directamente com a restauração sobretudo hotéis e bares.

APRESENTAÇÃO

A missão da empresa, desde a sua criação, foi aproveitar o conhecimento deixado pelos italianos, especialistas em licores, aperfeiçoando os métodos de fabrico e utilizando as melhores matérias-primas, assumindo a qualidade como estandarte.

Licor é uma bebida doce de alto teor alcoólico que deve ser consumida após as refeições. O termo vem do latim liquifacere, liquefazer, dissolver.

 

O aparecimento dos licores remonta a tempos antigos. Consta que já nas tumbas, do velho Egipto, foram encontradas receitas de licores que eram usados como digestivos e como produtos medicinais, especialmente nos problemas do estômago.

 

Pensadores como Hipócrates, Galeno e Plínio escreveram sobre o assunto. Mas somente em 900 a.C., os árabes inventaram a produção do álcool por meio da fermentação.

 

Os licores são obtidos a partir de álcool, aguardente vínica ou outro, aromas, ervas, frutos e flores.

 

Na época medieval, os famosos cozinheiros de então usavam os licores como aromatizantes, para disfarçar o aroma das carnes em más condições. Eram licores de fraca qualidade, só adocicavam alcoóis aos quais, grosseiramente, adicionavam xaropes e ervas.

 

Para comprovar a nossa busca constante da qualidade dos nossos produtos, trabalhamos todos os dias na melhoria do nosso desempenho. Com o nosso trabalho esperamos proporcionar aos nossos clientes experiências únicas de degustação.

 

Para além da qualidade dos nossos produtos, defendemos outros valores de enorme importância como são a integração social no meio em que estamos inseridos e a promoção da nossa região.

 

Por estas razões, acreditamos que este desígnio é atingido com dedicação e empenho da nossa equipa.

MISSÃO E VALORES

A Xarão – Companhia Portuguesa de Licores, Lda. está certificada pela SGS ICS, entidade a quem compete a atribuição de certificações, com a norma internacional ISO 22000.

 

Com a atribuição deste certificado, a Xarão tornou-se assim Pioneira no sector.

 

A normal ISO 22000 define os requisitos de um sistema de gestão de segurança alimentar, abrangendo todas as organizações da cadeia de fornecimento de alimentos, da “fazenda até à mesa”. A norma combina elementos-chave tais como:

 

• Comunicação interactiva

• Sistema de gestão

• Controlo de perigos para a segurança alimentar através de programas de pré-requisitos e planos HACCP

• Melhoria contínua e actualização do sistema de gestão de segurança alimentar

 

Para mais informações consultar:

www.pt.sgs.com/pt

CERTIFICAÇÕES

O IAPMEI – Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação atribuiu à Xarão Licores o estatuto de PME Líder em 2014.

 

O selo de qualidade passa a integrar toda a comunicação da Xarão.

 

Para mais informações consultar:

www.pmelider.pt

Todos os direitos reservados © 2016 XARÃO                                                                                                                                                                                                                       Designed by MEDIAenergie